quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A influência da família no contexto escolar

O educando precisa saber que o que ele vai aprender na escola é importante para ele e para sua família. Os pais são os primeiros educadores, a necessidade da inserção da família no contexto escolar é imprescindível.

Os alunos da EEB deputado Augusto Bresola, das 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na disciplina de Artes, desenvolveram trabalhos sobre a importância que a família exerce na aprendizagem dos alunos e opinam:

“Família, uma palavra tão pequena, mas que tem um significado muito importante”. Não posso dizer que a minha família é a melhor do mundo, mas, foi ela quem me ensinou a dizer as primeiras palavras, os primeiros passos. E também não posso dizer que não enfrentamos problemas, porque todas as famílias enfrentam.

Eu não vou dizer que sou rica, não tenho tudo que quero, mas tenho o que preciso. A minha família é muito importante porque ela acompanha meus passos, me ensina o certo. Ter uma família é ter ouro porque ela nunca abandona, mesmo nas horas ruins, até mesmo quando achamos que não tem solução, a família está ali presente, e eu digo que não importa a cor, o jeito de ser: O que importa mesmo é o amor, o carinho e principalmente o entendimento entre elas. (Aline Rafaela da Silva - 8ª 01)

“A família é tudo na vida de uma pessoa, não importa que você seja criança, jovem, adulto, idoso”. O que importa é você ter uma família unida, com amor e carinho e que se amem de verdade. Ter uma família é a coisa mais importante na vida da gente, porque no meu modo de pensar, a família é o alicerce da pessoa porque desde quando nascemos está lá nossa mãe, nosso pai, com todo amo, olhando por ti, te acariciando, vendo se está tudo ok. E, aí nós vamos crescendo, vamos deixando de lado todo aquele amor que nossos pais nos têm e assim vamos deixando de lado todo amor que temos na vida. Vamos nos afastando deles até, que um dia nós olhamos para trás e vemos toda a burrada que fizemos, onde está todo o amor de nossos familiares? Mas, nem todos porque da mãe e do pai com certeza, estarão lá, nos esperando, com todo amor e carinho. Por isso pense bem antes de se afastar do amor de sua família. E viva em paz. (Andressa Kemer – 8ª 01).

“Família, palavra tão importante e o sentimento também”. Às vezes reclamamos que não temos dinheiro, não temos aquela roupa da moda, aquele tênis que o colega “riquinho” tem. Mais n ao importa o dinheiro, o que realmente importa é a família, a importância que ela tem o aconchego que ela nos proporciona. Às vezes os pais tentam comprar os filhos dando presentes a eles, muitas eles ficam felizes, mas se os pais não derem o necessário para a sua família que é o AMOR, pode ter certeza que ele não é feliz. Certas horas não damos importância a ela, mas quando ficamos prestes a perdê-la é que vemos o quanto ela nos fará falta, o quanto precisamos dela para viver, para conseguir dar mais um passo à frente, a viver mais um dia! Obrigado DEUS, por ter uma família, que eu tenho certeza, me ama! (Luana Burnier Góes – 8ª 01).

“Minha Família” – Nem todo dia se tem uma família, ou melhor, nem todo mundo tem uma família, às vezes apenas quando morre um membro da família se da valor ao que perdemos. A família sempre pode se dar amor e paz. Às vezes existem famílias que precisam de comida e roupa, porque são pobres. Minha família é muito especial, pois sempre estamos de bem com a vida, claro que existe alguns desentendimentos, mas no fim dá tudo certo. Minha família é muito, mas muito especiais sós dez linhas não dão para explicar o quanto eu sou feliz com a minha família. Enfim, se eu for escrever sobre minha família no papel, folhas? Seria infinitas, para eu explicar. Nós morremos, mas eu e minha família mesmo depois de morrer vai sempre ficar uma história no planeta.(Ana Carolina Alves - 801)

Percebemos claramente nos relatos dos alunos que ter uma família que ter uma família que valoriza sentimentos como o amor e a paz, é imprescindível para o nosso educando.


4 comentários:

Unknown disse...

Professora Flavia, parabéns pela iniciativa.
Sinto que nossos encontros foram valiosos.
Continue o trabalho e conte com a minha colaboração.

Anônimo disse...

As vezes não percebemos a importância da família em nossa relação escolar.
á escola é a nossa segunda casa ,os professores os nossos segundo pais e devemos a tratar os professores como tratamos com educação a nossa família.
aluna=Rúbia da Silva.(5° série2)

Marli Fiorentin disse...

Professora Flávia e alunos!

Gostei muito do que vi aqui no blog. è ótimo quando usamos esse espaço de forma interativa para aprender trocando conhecimentos. A família hoje está sofrendo bastante com sua desestruturação, mas temos que lutar para preservá-la porque é ela que sustenta uma sociedade equilibrada. Vi que discutiram sobre música e isso é muito bacana. Vou indicar um site que é repositório de músicas, dá para enviar músicas pegando depois o código pra colocar no blog. O endereço é www.goear.com . Grande abraço!

Jenny Horta disse...

Música é alento para a alma e faz muito bem aos alunos aprender com elas. A música até aproxima pais e filhos, une famílias. Meu filho tem uma banda e seu gosto musical ajuda muito na união em família, ele está sempre com os amigos por aqui, porque os incentivamos. Parabéns pelo trabalho. Voltarei sempre.