quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Igreja Matriz de Vargem

IGREJA MATRIZ DE VARGEM – PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O povo de Vargem tem orgulho de ter em seu município algo tão belo e importante no contexto histórico municipal e estadual, a Igreja Matriz São Judas Tadeu, construída na década de 40, em seu estilo gótico-barroco, é rica em detalhes e com uma beleza surpreendente, apenas quem a conhece tem noção do que estamos descrevendo, as imagens pintadas em seu teto e em suas paredes, detalhes arquitetônicos, nos faz ter a certeza de que estamos diante de uma verdadeira obra-prima, que, de acordo com informações obtidas é a única no Estado de Santa Catarina, com essas características.

Foi tombada como patrimônio histórico municipal e posteriormente estadual, na década passada, porque se via a necessidade de restaurá-la para preservar o que o tempo havia danificado.

Com muita luta e trabalho da comunidade, contando com a ajuda da Fundação Catarinense de Cultura e com verbas do governo, agora veremos um de nossos maiores patrimônios protegido e restaurado, preservando a sua história, a tradição e a cultura que a envolve. Além do espaço religioso da Igreja se estende ao campo externo, pois esse é um espaço material e social do município, o que nos remete a tradição.

Assim, a Igreja Matriz São Judas Tadeu não sendo preservada somente como referência arquitetônica, estaremos preservando também a identidade, a origem e as singularidades da comunidade, pois está sempre associada às lembranças e evolução do povo do município de Vargem.

Samanta Luiza Chiquelero

Ana Priscila Kuster

Alunas da 2ª série do Ensino Médio

Município de Vargem

Texto publicado no Jornal Correio dos lagos - 2ª quinzena de maio


No dia 26 de outubro de 2008, foi realizada a festa do padroeiro "São Judas Tadeu", com procissão e benção do cruzeiro, que posteriormente foi erguido e fixado ao lado da Igreja Matriz, podendo ser visualizado por quem passa pela BR 282, em especial, no período noturno.

A comunidade católica de Vargem é composta por 15 Capelas e a Matriz, durante a procissão, relatada anteriormente, foi resgatada a história de cada capela, trabalho realizado pelas comunidades.

A seguir resgate histórico de cada comunidade, realizado nas próprias comunidades pelos responsáveis pela mesma.


COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Contam alguns moradores mais antigos, que em 1936 foi fundada a primeira igreja católica com onome de Nossa senhora da Imaculada Conceição, na Barra do Canoas, pertencente a paróquia de Campos Novos. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Ernesto.

Antigamente, o Gasperin era chamado de Barra do Rio do pinto, era também uma das maiores comunidades do município ( na época distrito de Campos Novos) - devido as serrarias e seus trabalhadores - e então, as famílias decidiram construir, em 1966, mais uma Igreja católica, a "Igreja de Santa Luzia".

A imagem de Santa Luzia foi doada por uma senhora que morava na comunidade. Até ser construída a Igreja, a imagem foi colocada na escolinha e era ali que se celebrava a missa, e se rezava o culto aos domingos e também era dada a catequese.

Mas, com o fim das serrarias, muitos trabalhadores foram embora, e outros venderam suas terras, ficando somente as famílias agricultoras.

Pequenas demais as comunidades, em meados de 1973, os moradores decidiram unificar as Igrejas e com o auxílio do Pároco Pe. Inácio Mathias Yunges, fizeram a junção, a qual passou a se chamar Nossa Senhora de Lurdes, pertencente a paróquia do Rio da Vargem.

Os primeiros moradores, senhores Gregório Fagundes, João Fogaça, Salvador Fogaça, José Carneiro, Lourenço Fogaça, Antonio Marin, Ilário Gasperin e Osvaldo Correia e suas respectivas famílias. Havia aproximadamente 80 famílias, hoje restando apenas 43 famílias.

Os fundadores desta nova Igreja foram Sebastião Cabral, Ramiro Mendes da Silva, José Mosolin, Rosalino Pereira, sendo o doador do terreno Osvaldo Correia.

A imagem de Nossa Senhora de Lurdes, havia chegado na capela de Imaculada Conceição para ficar em uma gruta, mas devido ao seu tamanho e ao difícil acesso da gruta ela ficou na Igreja. Com a junção ela veio junto para o Gasperin.

Agora esta imagem está na gruta de Vargem (centro), junto dela está Santa Bernadete que a acompanhava nessa trajetória.


CAPELA SANTA TEREZINHA ERVALZINHO

Fundada em 1954 pelo Sr Alberto Oneda e sua esposa Angelina Oneda. Em 1962 foi reconstruída com a ajuda da comunidade, este terreno foi doado por Irineu Oneda e esposa.

Primeiro Pe. Reinoldo Doble.



Um comentário:

SERGIO disse...

È de vital importância que nosso educando esteja antenado, também nessa idéias culturais, referenciando os monumentos de nossa comunidade. Parabéns pela bela reportagem.