quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A educação numa perspectiva de conhecimento

EDUCAÇÃO É...

A educação é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. A realidade educacional extrapola os muros escolares, neste contexto uma escola democrática necessita promover o exercício da cidadania enquanto direito social, através da apropriação do conhecimento, superando as dificuldades vivenciadas para realizar as aprendizagens necessárias ao pleno exercício da condição humana dos educandos inseridos no contexto educacional, proporcionando desta forma a educação de qualidade que a sociedade atual requer.

Diante desse pressuposto no dia 28 de abril, nas disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, alunos e professoras da EEB Deputado Augusto Bresola - Vargem, promoveu o “Dia da Educação”, com o tema “Educação é...”, os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Com relação à atividade proposta, é interessante destacar que a interação entre os educandos também provoca intervenções no conhecimento já adquirido, é importante que se recupere o significado da esperança, oferecendo subsídios para a melhoria da qualidade das atividades escolares, com vistas à transformação social.

Os alunos demonstraram interesse nas atividades propostas, participando delas de forma cooperativa, tanto individual quanto coletivamente na produção de cartazes – 1ª a 3ª série; frases – 4ª, 5ª e 6ª séries; textos dissertativos – 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Ressaltamos que o educando precisa saber que o que ele vem aprender na escola é importante para a sua família, que os pais são os primeiros educadores, e a necessidade da família é primordial no processo escolar, pois atitudes demonstram educação.

O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos valores como o respeito, o amor e a convivência, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade. A escola formal dá continuidade a esse processo que foi iniciado pela família, oportunizando o acesso aos conhecimentos científicos, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.

A boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.


Flavia Maria Martins Antunes - Professora Especialista em Arte-Educação

Cleonice Pagliosa Waltrick - Professora Especialista em Língua Portuguesa

Vargem, maio de 2008

Um comentário:

Terezinha disse...

FLavia,a influência da família no contexto escolar,só vem a contribuir com o nosso trabalho,pois onde os pais acompanham seus filhos só pode acontecer aprendizado.Que bom se todas as famílias tivessem essa disponibilidade.