quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O universo musical

A música não limita o espaço, antes o amplia e o chama de universo musical. Não determina quem deve escutar e qual ritmo deve gostar, mas ultrapassa as dificuldades e soa agradável aos ouvidos do ouvinte.
É difícil definir o que seja música. Inúmeros estudiosos e pesquisadores têm investigado o significado da arte musical chegando a várias conclusões.
O conceito de música varia de cultura para cultura. A música é uma linguagem universal. Todo povo tem sua história musical.

66 comentários:

Flavia disse...

Prezados alunos deixem seus recados sobre o assunto "Música " e compartilhem seus conhecimentos.

Prof. Flavia

Flavia disse...

Eu na minha opinião a música realça a vida da gente, nos deixa mais pensativos de memória fresca para pensar e refletir nos problemas.

Andrei Antonio 801

Flavia disse...

A música é importante para o bem estar das pessoas, a música expressa sentimentos bons e ruins, a música alegra todos os ambientes e enche de harmonia os corações tristes.

Maísa 801

Unknown disse...

A vida seria tão fácil se todos cooperassem, mas você ia perguntar cooperar em que?
Cooperar mna música seria tão bom, nós ficamos mais calmos.
Música é um ato pedagógico. Música é instrumento de paz. Música é alegria de viver em que ainda não viveu.
Música todos fazem, a vida que escolheu.

Eva Eliziane 601

Unknown disse...

música é um ato pedagógico,de paz,de harmonia.A vida seria tão fácil se todos cooperassem.

Flavia disse...

A música significa tudo para mim, porque toda música tem um ritmo diferente, ela me transmite alegria, sucesso, emoção e muita alegria de viver.
Já cantei uma vez e sei o quanto é gostoso estar cantando no palco. Desde criança canto, pois é a melhor coisa que faço até hoje.
Tenho 11 anos.

Camila 601

Flavia disse...

A música é uma arte sensacional,uma arte que é difícil não aceitar,pois "são músicas para os ouvidos de qualquer um".todas as músicas por mais "ESQUISITA" que for,tem alguém que goste.
a música sempre foi uma paixão,não se sabe certo quando nasceu a música mais provável na pré-história com sons da natureza,assovios,sons do vento,etc...
Aos poucos foi se aperfeiçoando,tendo cada vez mais e mais estilos,hoje a mistura da cultura, da arte e tradições dá essa gloriosa arte que temos e que nada pode destruir.

Angélica 701

Anônimo disse...

A música é legal dependendo da letra e da cultura.
A música é muito interesante pois ela expressa tudo que o escritor pensa e sente.

Denilce 701

Anônimo disse...

Na realidade a música é uma cultura que passa de geração a geração . Cada um com seu gosto e crítica ,bandinnha eletrônica tanto faz, cada um traz a sua cultura.
A música não é apenas um entretenimento mais sim um conhecimento geral.

Eliziane 701

Anônimo disse...

A música é uma arte de que podemos usar como uma diversão ou como uma amizade

Renilson 701

Anônimo disse...

Música
A música é uma coisa divertida e boa de se ouvir.
Existe música de vários tipos como: clássica, rock, hip hop,popular, etc
nem todo mundo gosta da mesma música,é claro.
Cada um tem o seu gosto pela música.
Música é uma luz muito boa para nossa vida.

Lillian 701

Anônimo disse...

Música é um conjunto de sons,que cada instrumento tem.cada pessoa tem sua música preferida.
A música que eu mais curto é forró,sertanejo e um pouco de dancing.O objetivo da música é agradar o ouvinte.Tem vários tipos de músicas,umas deixam a pessoa triste,outras alegres,outras pensativas.
Flaviane 701

Anônimo disse...

Música pode expressar seus sentimentos.
Com a música,apenas uma palavra pode significar várias coisas.
Músisca apenas palavras que rimam que pode mexer com o sentimento de várias pessoas, que podem fazer chorar e sorrir.

Geziane 701

Anônimo disse...

A música é uma forma de entender o mundo,algumas músicas falam de amor,outras de ódio ,desigualdades,esperança,etc.
todos temos um gosto de música o meu é rock mas varias pessoas odeiam.
muitas pessoas odeiam.
muitas pessoas gostam de hip hop,sertanejas,gauchas.
mas temos que respeitar o gosto de cada um

Daniela 701

Anônimo disse...

Música são diferentes tipos de ritmos,cada um tem o seu tipo,cada pessoa tem um gosto diferente,tem pessoas que preferem músicas mais ousadas como hip-hop,e outras preferem músicas mais calmas como as de bandas.Por exemplo "eu" gosto de todos os tipos de músicas.

Fernanda 701

Unknown disse...

Na minha opinião a música realça a vida faz as pessoas pensarem no que acontece em
seu dia-a-dia. Música é também a alegria de muitas pessoas.
"Música faz a vida ficar mais alegre".

Anônimo disse...

Música pra mim na verdade é uma arte,
a cada palavra uma cor, a cada letra um
significado, a cada música uma vida.
Música pra mim é vida e vida é arte
com a música damos o sentido de viver
com alegria a música tras a paz.

Felipe 702

Unknown disse...

Na minha vida a música é muito importante, com a música a gente pode refletir e pensar em tudo o que a gente já passou ou até pode pensar como vai ser futuramente.
"A música nos traz muita alegria"


Jusara 702






Jusara 702

Anônimo disse...

Pra mim a Música é emocionante. Várias musicas falam sobre a vida do autor.Falam sobre drogas,amor,vida etc...A música realça na nossa vida.Há vários tipos de música como o hip hop,funk,sertanejas etc... Para algumas pessoas a música é tudo pois sem ela não somos ninguém.

Gessica 702

Anônimo disse...

A música tem cada uma com sua letra,cada uma com toques diferentes,cada um no seu estilo,
Eu só sei dizer que adoro música.
'a música deixa a vida mais colorida'

Fabricio 702

Anônimo disse...

A música em nossa vida é muito importante, porque ela nos ajuda na concentração,nos auxiliando para aumentar nossos conhecimentos.

Dangler 802

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A música é algo que nos anima até nos momentos mais tristes da vida.
A música também nos ajuda a esquecer os problemas da vida.

Anônimo disse...

Na minha concepcão a música influencia muito no nosso cotidiano,e também em vários ramos de nossa vida,desde o ponto mais mínimo até o máximo, faz com que pensemos e refletamos sobre nossas vida.
Esse é o meu pensamento e a minha forma de
refletir sobre assuntos cognitivos.
David 802

Unknown disse...

A música é muito importante; Ela faz as pessoas refletirem, Faz a gente esquecer dos problemas e faz a vida ficar muito mais alegre!!!
802

Unknown disse...

A música é importante para esquecer os pensamentos mais tristes da nossa vida,
por isso eu adoro música .



Maik 802

Kaaarol disse...

A música para mim é muito importante, pois
quando estou estressada ela refresca minha cabeça; se não existisse música eu não sei o que faria porque eu não vivo sem ela.

802

Anônimo disse...

A música é a arte que utiliza sons,
assim podemos descobrir novos horizontes,
novas culturas,novos caminhos,
enfim é tudo isso e um pouco mais que a
ARTE representa.
Cleimara 802

Anônimo disse...

A Música hoje em dia influencia muitas pessoas em suas vidas tanto nos ramos profissionais,quanto nos pessoais.
A música pode nos ajudar a resolver muitos problemas e também a criar idéias novas,
elas também relatam a vida de muitas pessoas incluindo suas alegrias, suas tristezas mas principalmente seus sentimentos...
Veilan 802

Unknown disse...

A música é uma forma de enxergar a vida, por outro lado a arte é um meio de conhecer novas culturas e povos diferente.
Joelma 802

Anônimo disse...

música respectiva palavra na qual tem um grande significado, eu sou o jefferson essa é a minha concepção sobre a música.

Jefferson 802

Anônimo disse...

A música para mim é uma melodia que entra e sai por todo lado. Existem também músicas:Clásicas, hip hop, internacional e outros. É muito bom ouvir música.
Queria que todos também pudessem ouvir música para saber como é bom.
Musica é Arte, é vida, é tudo.
Ingrid 602

Unknown disse...

Música é um ato pedagogio,de paz,harmonia etc.
E todo mundo tem o seu gosto pelas músicas
uns gostam de hip hop, outros de música eletrônica ,e gaúcha etc.

Unknown disse...

A música é a arte que utiliza sons combinados entre si como linguagem e como elementos de comunicação conjunto de símbolo musicais gráficas que servem para transmitir ao escecutando a idéia do compositor, escecução de uma peça musical, conjunto de música e de composição.

Unknown disse...

Música é para realçar a vida das pessoas que a ouve.
A música é uma arte da vida.
Música é um jeito de interagir com as pessoas.Cada pessoa tem seu gosto pela música.
602

Anônimo disse...

È muito bom ouvir música,e existe vários tipos:hip hop,sertaneja,clássicas etc...
Mas nem todas as músicas são boas,e para mim música é melodia.E como era bom se todos coperassem para a boa qualidade da música.

Isadora 602

Unknown disse...

A música é uma arte que intercala
com vários sons agudos e graves.
É impossível sobreviver sem ouvir música seja ela agradável ou não.
602

Anônimo disse...

A música é essencial para a vida das pessoas.
Ninguém vive sem a música.
Tem varios tipos de músicas.
hip-hop
bandas
sertanejas
ópera,etc.
Por isso cada pessoa tem sua música preferida.
Caroline 602

Unknown disse...

A musica é uma arte para a vida traz paz,alegria etc existem musiacas q a jente deve escutar sendo boa ou ruim para nós

juvite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
juvite disse...

A música é um dom de DEUS,que quase a maioria dos humanos recebem, alguns o colocam em pŕática e outros fazem música só para si.
802

Anônimo disse...

Cada letra e ritmo tem uma inspiração.
Música é a arte de ensinar.
A música nos auxilia na aprendizagem,pois ajuda a obter novos conhecimentos.
Quando estamos tristes,através da música nos sentimos bem melhor...

Vanessa 802

Anônimo disse...

A música para mim é muito importante,quando eu ouço música eu me sinto bem.
As vezes quando estou triste e ouço música eu me sinto muito melhor.

Aline 802

Bruna disse...

A música, às vezes nos faz pensar mais sobre nossas vidas, pensar nas coisas que fazemos, agimos e refletimos.
è por isso que a música está em quase todos os lugares, independente de ritmo e de estilo.Está no nosso cotidiano.
Enfim a música é tudo de bom, só traz coisas boas para nossas vidas.
802

Anônimo disse...

A música é uma arte que todos devíamos saber a respeito, e negócio muito legal, a música acalma o pensamento quando estou ouvindo me desligo do mundo.
Carlos 802

































































que

Anônimo disse...

A música faz parte das nossas vidas,sem ela o mundo seria muito ruim.
Jeferson 802

Anônimo disse...

A música hoje em dia existe no mundo inteiro com vários tons, ela é divulgada em vários lugares, rádio, televisão, revista e jornais.

Leornardo 802

Anônimo disse...

A música é a melhor coisa que o ser humano já enventou apenas perdendo para o fogo .
Existem varios tipos de música cada qual com seu ritmo.
Marlom 802

Anônimo disse...

A Música pode nos influenciar em nossas vidas nos ajudando a melhorar nossos pensamentos sobre omundo de hoje. Ela nos faz refletir os nossos atos e pensar em tudo oque fazemos e pensanmos em relação oas outros. Ela também fala sobre o cotidiano de nosso povo relembrando nossas raízes,sem a música talvez todos teriamos uma visão bem menor do que é a realidade de nossas vidas...
Liliane 802

Anônimo disse...

A música envolve sentimento e a situação de vida em que ele se encontra. Quem normalmente compõem a música não é a mesma que á divulga. A música varia de acordo com a cultura ou a região e assim as pessoas vão se indentificando com a letra. O ritmo é determinado com o estilo da banda ou do cantor.
Eu particularmente prefiro rock, aonde tem suas variedades; Hardrock, hardcore, emocore, metalrock, classic rock, pop rock, punk rock.
A música é ocorre geração de geração, para que as pessoas adotem uma forma para aumentar sua alta estima, e se divertir.

Anônimo disse...

Música
A música tem vários estilos, alguns devagar, umas elétricas; por exemplo: o Rock é bem extravagante e a música romântica é bem lenta.
Tem músicas até que é de fora do Brasil (internacional) e faz muito sucesso.
Aelen 701

Anônimo disse...

música é bom demais para pessoas que gostam tem gente que não gosta muito de música é a alegria de todo mundo hoje tem música até para velório a música é triste faz a gente refletir sobre a vida da gente.O que passa de ruim as músicas mais alegres faz a gente refletir oque é de bom
existe vários tipos de músicas:ramântica,discoteca,etc.

Chaiane 701

Anônimo disse...

Música Medieval:
Poucas vezes o homem teve a sua existência tão marcada pela espiritualidade quanto na Idade Média.Para os historiadores,não é tarefa fácil tentar determinar o período de ínicio e fim da Idade Média,mas as propostas mais aceitas são a da queda da Civilizacão Romana no século V e o século XV,do Renascimento Humanista.
A crise nessa sociedade marcaria também o declínio da música medieval.Comparável aos documentos históricos medievais em geral.Portanto é uma questão de registro,não devendo se confundir com um retrato da intensidade da prática musical vigente.
Frequentemente,o caráter litúrgico ou paralitúrgico e festivo ligam a música aos ritos religiosos(a exemplo do cantochão e do calendário gregoriano),ou àqueles de reminiscência pagã(como as festas da chegada da primavera).
É também nessa era que o amor profano se expressa em todo seu refinamento na arte dos trovadores e que a monofonia atinge a maturidade no Ocidente.
Música Modal;A música modal se caracteriza pelas combinações entre as notas e os seus resultados sonoros.
Himnodias e Salmodias;Suas fontes são a música judaica e a música helênica sobrevivente da antiga Roma.
Monodia Gregoriana;a notação musical sofre transformações,as notas musicais como são conhecidas atualmente;ut mais tarde chamada dó,ré,mi,fá,sol,lá,si.
Música polifônica;no qual as vozes não são mais paralelas e sim independentes umas das outras.
Escola de Notre Dame;abandonam o fluxo rítimico do texto religisoso,obedecido no canto gregoriano,em troca de divisões racionais,criando a base para escolas futuras.
Ars Antiqua e Ars Nova;
Antiqua:composta por conductus,modetos,hoqueto e rondeau.
Nova:denominação de um tratado musical do compositor Phelippe de Vitry.
Música Profana;canções de amor,albas,canções cruzadas,lamentações,duelos poético-musicais e baladas,as bases para suas melodias são os modos gregorianos,ritimo marcado e dançante.

*Instrumentos da Idade Média:
-flauta reta,
-flauta tranversal,
-cornamusa,
-viela de arco,
-viela de roda ou symphonia,
-alaúde,
-harpa,
-percurssão,
-flauta e tambor,
-rabeca,
-flauta dupla,
-saltério,
-organeto ou portativo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Belcrivelli disse...

Boa noite, Flavia e alunos.
Primeiramente, gostaria de agradecer seu comentário no meu blog. Em segundo lugar, parabenizá-la pela iniciativa, pois nada melhor do que criar um ambiente de discussão saudável para abordar temas interessantes.
Com relação ao tópico, acredito que a música expressa a sensibilidade do compositor, um estado de espírito ou um sentimento, por isso apresentando-se de maneiras tão distintas.
Gostaria de contribuir ao tema citando a importância da música no tratamento de doenças. Alguns exemplos da forma como ela pode ser utilizada: como técnica de relaxamento ou como terapia no alívio da dor.
A musicoterapia trabalha com a sensibilidade do ser humano e tem-se mostrado uma importante aliada ao tratamento convencional.
Para mim, a música é o alimento da alma!

Anônimo disse...

A música é tudo em nossa vida porque ela tem som e dá sentido para nos ajudar no dia-a-dia de nossa vida. A música tem que ouvir e prestar atençaõ para ter sentido, senão, não tem graça e não tem ritmo. Eu gosto da música de banda, sertaneja, funk e de tudo um pouco.
Patricia 801

A música influencia muito na vida das pessoas, tanto na educação, nos bons exemplos, quanto nos maus exemplos, que é o que leva às drogas etc... Só que cada um decide o qual seguir.
Edineia 801

A música é para mim um esporte que eu gosto. Pois quando eu estou nervosa escuto uma música e me acalmo.
A música é muito antiga desde os nossos antepassados, eu nem sei quando ela começou. A música é tudo nas nossas vidas, eu gosto muito de música gaúcha porque acho muito boa.
Ronaldo A. 801

A música para mim é quando estou feliz ela está em minha vida 24 horas por dia. Gosto de ouvir músicas sertanejas e românticas. A música me trás sonhos e alegrias, e também, boas lembranças do passado.
Leandro N. 801

Sem a música muitos não são felizes. A música é símbolo de felicidade, pois quando a gente está triste, a gente liga o rádio e escuta uma música emocionante. De repente a gente volta ao normal. Eu sou fã da música de bandas. Música é a melhor coisa que existe excluindo as mulheres.
Jorge Andrei 801

Anônimo disse...

A música é muito boa para os ouvidos, eu gosto de escutar música, é muito bom, deixa a gente alegre, feliza, esquece do que fez de errado, o tempo passa ligeiro. Eu tenho um teclado e posso, às vezes tocar uma música, e, algumas eu sei muito bem.
Juliano S. 801

A música nos faz viver melhor, nos tras alegria nos momentos tristes nos faz bem escutar música. Música nos faz refletir e pensar em coisas boas. Se eu pudesse escutaria música 24 horas por dia. A música nos embala sempre sobre o seu ritmo, fazendo a gente ser mais feliz.
Edson P 801

A música é muito importante porque através dela expressamos vários sentimentos. A música é importante porque quando estamos tristes nos sentimos melhor, ou seja ficamos mais leves ao ouvir as músicas que gostamos.
Suelen C. 801

Anônimo disse...

Música
A música é uma arte que DEUS criou. Existem diferentes tipos, é claros, mas as que eu mais gosto é de bandas e gaúchas, às vezes os outros ritmos me alegram.A música com certeza agita multidões de pessoas, porque é difícil algu~em não gostar de música. Esse é meu comentário e garanto que de milhares de brasileiros também!
Ana Carolina 801

Flavia disse...

Cidadania
É importante termos consciência de nossos direitos e deveres, respeitar os direitos dos outros para que possamos exigir nossos direitos individuais.
"A sociedade é composta por pessoas muito diferentes e, desde há muito tempo, que se vem tentando regulamentar as relações entre os homens para que todos tenham oportunidade de realizar-se como pessoas" (autor desconhecido)

orval disse...

Professora Flavia
Eu gostaria de deixar o meu comentario já que vc se reportou a respeito da música eu faço um comentário sobre a Dança, a dança além de nós cultivarmos uma cultura regionalista estamos também exercitando o nosso corpo através dos movimentos

Anônimo disse...

Música
Música é a vida do ser humano e a vida dos terrestres. A humanidade precisa de música para ser alegre, dessas tantas milhões de pessoas eu sou uma que não pode ficar sem música.
A pessoa é só ouvir música e se alegra.
Francieli 601

A música é um arte, uma tradição, uma cultura. Música é uma forma de expressão do sentimento das pessoas. A forma de música é que dá sentido a vida vida, expressa uma realidade(cante para se expressar, isso é bom, desestressa)
Flavio 601

A música pra mim é um sinal de paz, harmonia, felicidade. Música tem significado de amor e de esperança.
Douglas 601

Música é um ato de reconciliação entre os povos do mundo todo. A música é uma paixão do povo brasileiro, não há um brasileiro que não goste de música.
Edson de O. 601

A música para muitas pessoas é um pbjetivo para sair das drogas, e também é um modo de trabalho digno e bonito. Para mim a música é muito importante porque faz as pessoas imaginarem coisas diferentes.
Leonardo 601

Música
A música é um jeito simples de pensar em coisas boas, de se alegrar e às vezes de falar dos nossos sentimentos, do que pensamos e do que sentimos.
Edilene 601

A música é uma arte que expressa sentimentos. Música às vezes é bom pra esquecer coisas ruins do passado e problemas, é algo tão bom.Me diz: Quem é que não gosta de música?
Ricardo 601

A música
São as músicas românticas bonitas e boa e muitas músicas são fantasias de uma autoridade, de cada uma delas para aprender a estudar uma música basta ter vontade e oportunidade de conhecer música. É tão bom aprender uma coisa que nem essa na escola. E basta ter a voz para cantar.
Simone F. 601

A música é a arte que utiliza sons combinados entre si como linguagem e como elementos de comunicação, conjunto de símbolos musicais gráficos que servem para transmitir ao executante a idéia do compositor de uma peça musical, conjunto de músicas e de composições, como por exemplo música medieval, gregoriana, barroca, clássica e popular brasileira.
Eliani 601

Flavia disse...

Parabéns alunos da 6ª 01, vocês realizaram um excelente trabalho, continuem conscientes de seu papel de estudantes, e participem do blog com comentários relacionados aos conhecimentos que vocês têm, e que eu acredito que não são poucos. Lembrem-se: "não é só na escola e na hora da aula que se aprende", aproveitem todos os momentos possíveis para aprender.

Marcos disse...

A professora Flávia teve uma perspicácia muito grande ao colocar Educação e Arte, pois este tema tem um universo enorme. Em tudo o que encontramos e fazemos encontra-se a educação e a arte. Falou na BR 282, um sonho antiguíssimo do povo Serrano e porque não dizer do povo Catarinense? Todos sonhávamos com esse asfalto. Hoje, transito seguidamente por ele, facilitou-me muito as minha viagens. A música, ah a música, o que falar da música? É um sonho e uma realidade, é o consolo e o abandono, é a sorte e o infortúnio, poesia e melancolia. Professora Flávia, parabéns pelo seu blog.
Abraços.

Anônimo disse...

A música é muito importante no nosso dia a dia, existe vários tipos de música, mas eu gosto apenas de algumas. Ninguém consegue viver sem a música, ela pode até viver, mas ela vai ser uma pessoa sozinha, solitária, etc...
Fabio 801

A música tem seu significado harmônico e importante, não só para mim, mas para cada pessoa que admira o som de qualquer música com seu suave toque, alguns gostam de um tipo, outros de outro ritmo, porèm o mais importante e o bom é que todos gostam de música.
Tatiane 801

Anônimo disse...

A música envolve sentimento e a situação de vida em que ele se encontra. Quem normalmente compõem a música não é a mesma que á divulga. A música varia de acordo com a cultura ou a região e assim as pessoas vão se indentificando com a letra. O ritmo é determinado com o estilo da banda ou do cantor.


ADILSON>2ºANO

Marisete Barbosa Martineli disse...

A música nos enche de alegria e lembranças e nos anima na realização de nossas atividades,muitos sentimentos podem ser expressados através da música.