domingo, 31 de agosto de 2008

BR 282

O asfalto da BR 282 e um sonho antigo, algumas pessoas falam que há cerca de 50 anos, já esperava o alfaltamento desta BR, trecho Campos Novos - Vargem- São José do Cerrito, se você tem informações sobre o assunto contribua com os alunos na disciplina de ARTE, da EEB Deputado Augusto Bresola, e faça seu comentário informando dados verdadeiros, para ser elaborado um histórico sobre a mesma e que vamos divulgar na "Semana do Trânsito" no final de setembro/2008. Divulgue este endereço, pois quanto mais informações tivermos, mais completo será nosso trabalho.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Leituras Diversas

Os alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Artes, da EEB Deputado Augusto Bresola, realizaram leituras diversas e opinam sobre o assunto lido, leia e contribua com comentários.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A influência da família no contexto escolar

O educando precisa saber que o que ele vai aprender na escola é importante para ele e para sua família. Os pais são os primeiros educadores, a necessidade da inserção da família no contexto escolar é imprescindível.

Os alunos da EEB deputado Augusto Bresola, das 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na disciplina de Artes, desenvolveram trabalhos sobre a importância que a família exerce na aprendizagem dos alunos e opinam:

“Família, uma palavra tão pequena, mas que tem um significado muito importante”. Não posso dizer que a minha família é a melhor do mundo, mas, foi ela quem me ensinou a dizer as primeiras palavras, os primeiros passos. E também não posso dizer que não enfrentamos problemas, porque todas as famílias enfrentam.

Eu não vou dizer que sou rica, não tenho tudo que quero, mas tenho o que preciso. A minha família é muito importante porque ela acompanha meus passos, me ensina o certo. Ter uma família é ter ouro porque ela nunca abandona, mesmo nas horas ruins, até mesmo quando achamos que não tem solução, a família está ali presente, e eu digo que não importa a cor, o jeito de ser: O que importa mesmo é o amor, o carinho e principalmente o entendimento entre elas. (Aline Rafaela da Silva - 8ª 01)

“A família é tudo na vida de uma pessoa, não importa que você seja criança, jovem, adulto, idoso”. O que importa é você ter uma família unida, com amor e carinho e que se amem de verdade. Ter uma família é a coisa mais importante na vida da gente, porque no meu modo de pensar, a família é o alicerce da pessoa porque desde quando nascemos está lá nossa mãe, nosso pai, com todo amo, olhando por ti, te acariciando, vendo se está tudo ok. E, aí nós vamos crescendo, vamos deixando de lado todo aquele amor que nossos pais nos têm e assim vamos deixando de lado todo amor que temos na vida. Vamos nos afastando deles até, que um dia nós olhamos para trás e vemos toda a burrada que fizemos, onde está todo o amor de nossos familiares? Mas, nem todos porque da mãe e do pai com certeza, estarão lá, nos esperando, com todo amor e carinho. Por isso pense bem antes de se afastar do amor de sua família. E viva em paz. (Andressa Kemer – 8ª 01).

“Família, palavra tão importante e o sentimento também”. Às vezes reclamamos que não temos dinheiro, não temos aquela roupa da moda, aquele tênis que o colega “riquinho” tem. Mais n ao importa o dinheiro, o que realmente importa é a família, a importância que ela tem o aconchego que ela nos proporciona. Às vezes os pais tentam comprar os filhos dando presentes a eles, muitas eles ficam felizes, mas se os pais não derem o necessário para a sua família que é o AMOR, pode ter certeza que ele não é feliz. Certas horas não damos importância a ela, mas quando ficamos prestes a perdê-la é que vemos o quanto ela nos fará falta, o quanto precisamos dela para viver, para conseguir dar mais um passo à frente, a viver mais um dia! Obrigado DEUS, por ter uma família, que eu tenho certeza, me ama! (Luana Burnier Góes – 8ª 01).

“Minha Família” – Nem todo dia se tem uma família, ou melhor, nem todo mundo tem uma família, às vezes apenas quando morre um membro da família se da valor ao que perdemos. A família sempre pode se dar amor e paz. Às vezes existem famílias que precisam de comida e roupa, porque são pobres. Minha família é muito especial, pois sempre estamos de bem com a vida, claro que existe alguns desentendimentos, mas no fim dá tudo certo. Minha família é muito, mas muito especiais sós dez linhas não dão para explicar o quanto eu sou feliz com a minha família. Enfim, se eu for escrever sobre minha família no papel, folhas? Seria infinitas, para eu explicar. Nós morremos, mas eu e minha família mesmo depois de morrer vai sempre ficar uma história no planeta.(Ana Carolina Alves - 801)

Percebemos claramente nos relatos dos alunos que ter uma família que ter uma família que valoriza sentimentos como o amor e a paz, é imprescindível para o nosso educando.


A educação numa perspectiva de conhecimento

EDUCAÇÃO É...

A educação é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. A realidade educacional extrapola os muros escolares, neste contexto uma escola democrática necessita promover o exercício da cidadania enquanto direito social, através da apropriação do conhecimento, superando as dificuldades vivenciadas para realizar as aprendizagens necessárias ao pleno exercício da condição humana dos educandos inseridos no contexto educacional, proporcionando desta forma a educação de qualidade que a sociedade atual requer.

Diante desse pressuposto no dia 28 de abril, nas disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, alunos e professoras da EEB Deputado Augusto Bresola - Vargem, promoveu o “Dia da Educação”, com o tema “Educação é...”, os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Com relação à atividade proposta, é interessante destacar que a interação entre os educandos também provoca intervenções no conhecimento já adquirido, é importante que se recupere o significado da esperança, oferecendo subsídios para a melhoria da qualidade das atividades escolares, com vistas à transformação social.

Os alunos demonstraram interesse nas atividades propostas, participando delas de forma cooperativa, tanto individual quanto coletivamente na produção de cartazes – 1ª a 3ª série; frases – 4ª, 5ª e 6ª séries; textos dissertativos – 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Ressaltamos que o educando precisa saber que o que ele vem aprender na escola é importante para a sua família, que os pais são os primeiros educadores, e a necessidade da família é primordial no processo escolar, pois atitudes demonstram educação.

O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos valores como o respeito, o amor e a convivência, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade. A escola formal dá continuidade a esse processo que foi iniciado pela família, oportunizando o acesso aos conhecimentos científicos, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.

A boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.


Flavia Maria Martins Antunes - Professora Especialista em Arte-Educação

Cleonice Pagliosa Waltrick - Professora Especialista em Língua Portuguesa

Vargem, maio de 2008

Igreja Matriz de Vargem

IGREJA MATRIZ DE VARGEM – PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O povo de Vargem tem orgulho de ter em seu município algo tão belo e importante no contexto histórico municipal e estadual, a Igreja Matriz São Judas Tadeu, construída na década de 40, em seu estilo gótico-barroco, é rica em detalhes e com uma beleza surpreendente, apenas quem a conhece tem noção do que estamos descrevendo, as imagens pintadas em seu teto e em suas paredes, detalhes arquitetônicos, nos faz ter a certeza de que estamos diante de uma verdadeira obra-prima, que, de acordo com informações obtidas é a única no Estado de Santa Catarina, com essas características.

Foi tombada como patrimônio histórico municipal e posteriormente estadual, na década passada, porque se via a necessidade de restaurá-la para preservar o que o tempo havia danificado.

Com muita luta e trabalho da comunidade, contando com a ajuda da Fundação Catarinense de Cultura e com verbas do governo, agora veremos um de nossos maiores patrimônios protegido e restaurado, preservando a sua história, a tradição e a cultura que a envolve. Além do espaço religioso da Igreja se estende ao campo externo, pois esse é um espaço material e social do município, o que nos remete a tradição.

Assim, a Igreja Matriz São Judas Tadeu não sendo preservada somente como referência arquitetônica, estaremos preservando também a identidade, a origem e as singularidades da comunidade, pois está sempre associada às lembranças e evolução do povo do município de Vargem.

Samanta Luiza Chiquelero

Ana Priscila Kuster

Alunas da 2ª série do Ensino Médio

Município de Vargem

Texto publicado no Jornal Correio dos lagos - 2ª quinzena de maio


No dia 26 de outubro de 2008, foi realizada a festa do padroeiro "São Judas Tadeu", com procissão e benção do cruzeiro, que posteriormente foi erguido e fixado ao lado da Igreja Matriz, podendo ser visualizado por quem passa pela BR 282, em especial, no período noturno.

A comunidade católica de Vargem é composta por 15 Capelas e a Matriz, durante a procissão, relatada anteriormente, foi resgatada a história de cada capela, trabalho realizado pelas comunidades.

A seguir resgate histórico de cada comunidade, realizado nas próprias comunidades pelos responsáveis pela mesma.


COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Contam alguns moradores mais antigos, que em 1936 foi fundada a primeira igreja católica com onome de Nossa senhora da Imaculada Conceição, na Barra do Canoas, pertencente a paróquia de Campos Novos. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Ernesto.

Antigamente, o Gasperin era chamado de Barra do Rio do pinto, era também uma das maiores comunidades do município ( na época distrito de Campos Novos) - devido as serrarias e seus trabalhadores - e então, as famílias decidiram construir, em 1966, mais uma Igreja católica, a "Igreja de Santa Luzia".

A imagem de Santa Luzia foi doada por uma senhora que morava na comunidade. Até ser construída a Igreja, a imagem foi colocada na escolinha e era ali que se celebrava a missa, e se rezava o culto aos domingos e também era dada a catequese.

Mas, com o fim das serrarias, muitos trabalhadores foram embora, e outros venderam suas terras, ficando somente as famílias agricultoras.

Pequenas demais as comunidades, em meados de 1973, os moradores decidiram unificar as Igrejas e com o auxílio do Pároco Pe. Inácio Mathias Yunges, fizeram a junção, a qual passou a se chamar Nossa Senhora de Lurdes, pertencente a paróquia do Rio da Vargem.

Os primeiros moradores, senhores Gregório Fagundes, João Fogaça, Salvador Fogaça, José Carneiro, Lourenço Fogaça, Antonio Marin, Ilário Gasperin e Osvaldo Correia e suas respectivas famílias. Havia aproximadamente 80 famílias, hoje restando apenas 43 famílias.

Os fundadores desta nova Igreja foram Sebastião Cabral, Ramiro Mendes da Silva, José Mosolin, Rosalino Pereira, sendo o doador do terreno Osvaldo Correia.

A imagem de Nossa Senhora de Lurdes, havia chegado na capela de Imaculada Conceição para ficar em uma gruta, mas devido ao seu tamanho e ao difícil acesso da gruta ela ficou na Igreja. Com a junção ela veio junto para o Gasperin.

Agora esta imagem está na gruta de Vargem (centro), junto dela está Santa Bernadete que a acompanhava nessa trajetória.


CAPELA SANTA TEREZINHA ERVALZINHO

Fundada em 1954 pelo Sr Alberto Oneda e sua esposa Angelina Oneda. Em 1962 foi reconstruída com a ajuda da comunidade, este terreno foi doado por Irineu Oneda e esposa.

Primeiro Pe. Reinoldo Doble.



quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O universo musical

A música não limita o espaço, antes o amplia e o chama de universo musical. Não determina quem deve escutar e qual ritmo deve gostar, mas ultrapassa as dificuldades e soa agradável aos ouvidos do ouvinte.
É difícil definir o que seja música. Inúmeros estudiosos e pesquisadores têm investigado o significado da arte musical chegando a várias conclusões.
O conceito de música varia de cultura para cultura. A música é uma linguagem universal. Todo povo tem sua história musical.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008